Polícia Federal deflagra operação contra esquema de comercialização ilegal de ouro
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira, 27 de janeiro, a Operação Lavra Fria, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida na comercialização irregular de ouro. Estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão nos municípios de Jaciara, em Mato Grosso, e Cubatão, em São Paulo.
As investigações tiveram início após a apreensão de mais de 12 quilos de ouro no Aeroporto Internacional de Várzea Grande, em 2023. A partir do material apreendido, a Polícia Federal identificou inconsistências entre os locais de extração informados nas notas fiscais e a realidade encontrada em campo.
As diligências apontaram que nas áreas declaradas não havia sinais de extração recente de minério, indicando que a documentação utilizada era fraudulenta. Segundo a PF, o esquema tinha como finalidade o “esquentamento” de ouro de origem ilícita, conferindo aparência de legalidade ao produto por meio de pessoas físicas e jurídicas.
As investigações continuam para identificar todos os integrantes da organização criminosa e aprofundar a apuração do esquema.





