SES alerta para aumento de acidentes com animais peçonhentos em Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) emitiu um alerta à população sobre os riscos e cuidados necessários em casos de acidentes com animais peçonhentos. Somente em 2025, o Estado já registrou 3.860 ocorrências desse tipo.
Os acidentes com escorpiões lideram os registros, com 1.930 casos, representando 50% do total. Em seguida aparecem os acidentes com serpentes, com 1.066 ocorrências, e com aranhas, que somaram 299 casos. A maioria das vítimas é do sexo masculino e os acidentes ocorreram, em sua maior parte, em áreas urbanas.
No ano passado, foram confirmados dez óbitos em decorrência de acidentes com animais peçonhentos, sendo a maioria causada por serpentes. A SES informou que intensificou, em 2024, a capacitação de profissionais de saúde para melhorar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento desses casos.
A Secretaria reforça que, em caso de picada, a pessoa deve lavar o local com água e sabão e procurar atendimento médico imediato, evitando práticas caseiras como torniquetes, cortes ou aplicação de substâncias no local. O atendimento e o tratamento com soro antiveneno são gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Além disso, a SES orienta a adoção de medidas preventivas, como manter quintais limpos, vedar frestas e ralos, sacudir roupas e calçados antes do uso e utilizar telas de proteção em janelas e ralos, a fim de reduzir o risco de acidentes.
Confira a lista de locais de atendimento a acidentes por animais peçonhentos em: https://www.saude.mt.gov.br/storage/files/5rFAfcnzKoKbeOsyZr10K8UVzrKRan4L28pNdzSj.pdf





