Bem-vindo(a). Hoje é
Mais previsões: Tempo Lisboa

Casos de pancreatite ligados ao uso de canetas emagrecedoras crescem no país; veja sintomas

Fonte: g1
Casos de pancreatite ligados ao uso de canetas emagrecedoras crescem no país; veja sintomas
Publicidade 12
Compartilhe!

Casos de pancreatite aguda associados ao uso de canetas emagrecedoras têm ganhado atenção no Brasil e no exterior. O alerta voltou ao debate no início deste mês após autoridades do Reino Unido divulgarem registros da doença em usuários de medicamentos da classe dos agonistas do GLP-1, substâncias que imitam a ação desse hormônio no organismo.

🔎 O GLP-1 (glucagon like peptide 1) é um hormônio liberado naturalmente pelo intestino após as refeições. Ele atua aumentando a sensação de saciedade e auxiliando no controle dos níveis de açúcar no sangue.

No Brasil, dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apontam que, desde 2018, ao menos 225 casos suspeitos de pancreatite e seis mortes suspeitas foram notificados em associação ao uso das canetas emagrecedoras. As notificações envolvem diferentes medicamentos da classe, como semaglutida, liraglutida, lixisenatida, tirzepatida e dulaglutida, incluindo casos registrados após o lançamento dos fármacos e durante estudos clínicos.

Além do Brasil e do Reino Unido, agências reguladoras dos Estados Unidos e da Europa também reconhecem a pancreatite como um possível efeito adverso relacionado ao uso desses medicamentos.

O que é pancreatite?

Segundo o Hospital Israelita Albert Einstein, a pancreatite é a inflamação do pâncreas e pode se manifestar de duas formas. A pancreatite aguda surge de forma repentina e costuma durar alguns dias. Já a pancreatite crônica ocorre quando a inflamação persiste durante anos, com crises recorrentes, podendo levar à perda progressiva da função do órgão.

De acordo com a Rede D’Or, além do uso de determinados medicamentos, a pancreatite pode ser causada por pedras na vesícula, consumo excessivo de álcool, níveis elevados de triglicerídeos, infecções e traumas abdominais.

O pâncreas é um órgão pequeno, com cerca de 15 centímetros de comprimento e peso aproximado de 100 gramas. Quando inflamado, tende a aumentar de tamanho e, se não tratado corretamente, o quadro pode evoluir para complicações graves e até levar à morte.

Quais são os sintomas da pancreatite?

Os principais sintomas incluem:

  • Dor intensa na parte superior do abdômen, que pode irradiar para as costas e piorar ao deitar;
  • Náusea, com ou sem vômitos;
  • Falta de apetite;
  • Inchaço abdominal;
  • Febre;
  • Diarreia;
  • Má digestão;
  • Fezes gordurosas;
  • Icterícia (coloração amarelada da pele, mucosas e olhos);
  • Mal-estar generalizado.

⚠️Ao identificar um ou mais desses sintomas, é fundamental procurar atendimento médico, preferencialmente com um gastroenterologista ou clínico geral, para a realização de exames e indicação do tratamento adequado.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *