Bem-vindo(a). Hoje é
Mais previsões: Tempo Lisboa

Crise no agro: Justiça autoriza recuperação judicial do Grupo Cebola em Sinop

Fonte: Nortão MT
Crise no agro: Justiça autoriza recuperação judicial do Grupo Cebola em Sinop
Publicidade 12
Compartilhe!

A Justiça de Mato Grosso deferiu, nesta semana, o pedido de recuperação judicial do Grupo Cebola, em decisão da 4ª Vara Cível de Sinop, autorizando a reorganização de um passivo de R$ 59,2 milhões sem interrupção das atividades produtivas.

O pedido foi protocolado em janeiro, sendo baseado em laudos contábeis que apontam queda na liquidez ao longo dos últimos ciclos agrícolas. Segundo a empresa, as dívidas foram contraídas principalmente para custeio da produção rural, mas fatores econômicos adversos comprometeram a capacidade de pagamento.

Entre os principais motivos da crise estão quebras de safra por eventos climáticos, queda nos preços da soja, do milho e da arroba do boi — que recuou mais de 29% desde 2022 — além da alta nos custos de produção, como fertilizantes, combustíveis e insumos.

O cenário foi agravado pela elevação da taxa Selic, que chegou a 15% ao ano em 2025, encarecendo o crédito rural e dificultando a renegociação das dívidas.

Com o deferimento, o grupo terá 60 dias para apresentar um plano de recuperação aos credores. Durante o período de 180 dias — prorrogável por igual prazo — ficam suspensas execuções e bloqueios de bens essenciais, permitindo a continuidade das operações enquanto as dívidas são renegociadas.

O Grupo Cebola é formado pelos produtores Marlene Neuhaus de Souza, João Batista de Souza e Karine Ines Berna de Souza, que atuam em Ipiranga do Norte no cultivo de soja e milho em cerca de 1.059 hectares, além da atividade pecuária. As atividades seguem normalmente durante o processo de recuperação.

 

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *