PF deflagra operação em MT contra contrabando de canetas emagrecedoras e anabolizantes do Paraguai
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, 4 de fevereiro, uma operação em Mato Grosso para combater a entrada ilegal de canetas emagrecedoras e anabolizantes vindos do Paraguai. Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em Cuiabá.
De acordo com a PF, a Operação Peso Falso tem como objetivo desmantelar um esquema criminoso de contrabando e descaminho, além de apurar possíveis infrações à legislação sanitária, já que os produtos comercializados podem representar riscos à saúde.
As investigações começaram em novembro de 2025, após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreender uma grande quantidade de canetas emagrecedoras de origem paraguaia em território mato-grossense. Desde então, a Polícia Federal trabalha para identificar os financiadores e responsáveis pela distribuição dos produtos.
Há cerca de dois meses, fiscais da PRF voltaram a apreender canetas emagrecedoras durante uma abordagem de rotina no posto de fiscalização na entrada de Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Na vistoria do veículo, os agentes encontraram canetas vazias, que, segundo a investigação, seriam usadas para armazenar substâncias mais baratas, diferentes das marcas indicadas nas embalagens.
“Eles pegam as canetas vazias para colocar substâncias emagrecedoras de preço mais barato do que o da marca que está na embalagem, que é mais cara”, explicou um agente envolvido na ocorrência.
Na ocasião, ao menos 50 canetas foram apreendidas. A PRF informou ainda que, dias antes, o mesmo veículo já havia sido abordado em outra fiscalização, em Cuiabá.
As investigações continuam, e novos desdobramentos da operação não estão descartados.





