Preço do bezerro em Mato Grosso começa o ano acima da média dos últimos cinco anos
O preço do bezerro de 7 arrobas em Mato Grosso iniciou o ano acima da média registrada nos últimos cinco anos. Em janeiro, o valor médio do animal foi de R$ 13,82 por quilo, representando uma alta de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.
O preço também ficou 11,18% acima da média histórica para o mês, estimada em R$ 12,43/kg, valor deflacionado pelo IGP-DI, aproximando-se dos maiores patamares já observados na série histórica.
O cenário reflete a reversão do movimento de desvalorização registrado entre 2022 e 2023, período marcado pelo aumento da oferta de animais jovens, o que pressionou os preços da reposição. A partir de 2024, o mercado iniciou uma recuperação, que se intensificou em 2025.
Segundo analistas, a valorização é resultado principalmente da menor oferta de bezerros, consequência do elevado abate de fêmeas nos anos anteriores, aliado à melhora gradual da demanda por reposição. Diante desse contexto, a expectativa é de sustentação dos preços ao longo de 2026, com reflexos positivos para a margem da atividade de cria.





