Incêndios florestais em Mato Grosso: Ações do Corpo de Bombeiros
Nas últimas 24 horas, o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso extinguiu três incêndios florestais. Atualmente, mais de mil bombeiros, em regime de revezamento, combatem 48 incêndios em diversas regiões, com o apoio de brigadistas e agentes federais.
Os incêndios foram controlados nas Fazendas Santa Cruz e Coroa, em Itiquira, e nos sítios Jardim do Éden e Sol Brilhante, em Juína e Colniza. No Pantanal, a situação na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, em Barão de Melgaço, está sob controle, mas as equipes ainda atuam em áreas críticas como o Parque Estadual do Guirá e a região da Baia Grande.
Além dos bombeiros, a operação conta com o auxílio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Defesa Civil, Ibama, ICMBio, Exército, Força Aérea e Marinha do Brasil. Até agora, 24 cidades enfrentam focos de incêndio, incluindo Barão de Melgaço, Cuiabá e Cáceres.
O Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) monitora incêndios em locais estratégicos e orienta as ações das equipes em campo. A estiagem severa e a baixa umidade têm contribuído para a propagação das chamas, e o Corpo de Bombeiros pede a colaboração da população para respeitar o período proibitivo de uso do fogo. Qualquer indício de incêndio deve ser denunciado pelos números 193 ou 190.
Desde o início do período proibitivo, foram extintos 172 incêndios em 58 cidades: Chapada dos Guimarães, Poconé, Cuiabá, Vila Bela da Santíssima Trindade, Nova Lacerda, Barão de Melgaço, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Rosário Oeste, Canarana, Cáceres, Novo Santo Antônio, Peixoto de Azevedo, Marcelândia, Primavera do Leste, Paranaíta, Nova Mutum, Sinop, São José do Rio Claro, Alto Araguaia, Sorriso, Vila Rica, Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, Itanhangá, Paranatinga, Cláudia, Poxoréu, Pontes e Lacerda, Barra do Garças, Jaciara, Barra do Bugres, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Tesouro, União do Sul, Alto Garças, Alto Taquari, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Nortelândia, Nova Monte Verde, Juscimeira, Ribeirão Cascalheira, Cocalinho, Nova Nazaré, Juína, Campo Verde, Feliz Natal, Vera, Nobres, Nova Olímpia, Tangará da Serra, Água Boa, Itiquira, Colniza e Jauru.
Na última segunda-feira, 23 de setembro, foram registrados 194 focos de calor em Mato Grosso, com 121 no Cerrado, 64 na Amazônia e nove no Pantanal. É importante ressaltar que um foco isolado não indica um incêndio florestal, mas sim a acumulação deles.
EMERGÊNCIA 193.