Detran-MT prorroga prazo para conclusão de processos da primeira CNH iniciados entre 2019 e 2023

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Kamila Nascimento - Detran-MT
Detran-MT prorroga prazo para conclusão de processos da primeira CNH iniciados entre 2019 e 2023
Publicidade 12
Compartilhe!

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) anunciou que prorrogou por mais 90 dias o prazo para a conclusão dos processos de obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) iniciados entre 2019 e 2023. Com a nova prorrogação, os candidatos que já tiverem finalizado a etapa das aulas práticas até o dia 31 de dezembro de 2024 terão até 31 de março de 2025 para agendar o exame prático.

A prorrogação foi decidida em conformidade com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e segue as diretrizes da Resolução nº 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que havia estendido anteriormente o prazo devido à pandemia de Covid-19. A medida visa oferecer mais tempo para os candidatos que iniciaram o processo de habilitação entre 2019 e 2023, mas ainda não concluíram a fase do exame prático.

O diretor de Habilitação e Veículos do Detran-MT, Alessandro de Andrade, alertou que a prorrogação não se aplica aos processos iniciados em 2024. Para esses, o prazo continua sendo de 12 meses a partir da abertura do processo, conforme regulamentação vigente.

O presidente do Detran-MT, Gustavo Vasconcelos, enfatizou o compromisso da Autarquia em atender todos os candidatos de maneira eficiente. “Na sede do Detran, em Cuiabá, estamos realizando exames práticos aos finais de semana e feriados, para contemplar os candidatos com processos próximos ao vencimento. Com a prorrogação do prazo, o Detran continuará com o atendimento ampliado a todos os candidatos, sejam dos processos iniciados em 2024 ou aqueles que tiveram sua prorrogação determinada por decisões judiciais”, afirmou.

Em 2023, o Detran-MT realizou mais de 180 mil exames práticos em todo o estado. Já em 2024, entre janeiro e novembro, a autarquia contabilizou cerca de 160 mil provas práticas de direção.

A prorrogação do prazo visa garantir que todos os candidatos tenham a oportunidade de concluir o processo de habilitação de forma tranquila, sem prejuízos causados pela pandemia ou outros fatores.

Fonte: Lidiana Cuiabano | Detran-MT.

Publicidade 13

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *