Mato Grosso registra 79 acidentes aéreos em 2024; número de mortes chega a 19

Fonte: Redação O Portal 163/ Foto: Reprodução
Mato Grosso registra 79 acidentes aéreos em 2024; número de mortes chega a 19
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Mato Grosso registrou 79 acidentes e incidentes aéreos em 2024, segundo dados do Painel de Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer). Desses, 41 foram classificados como incidentes, 28 como acidentes e 10 como incidentes graves. Desde o início do ano, 19 pessoas morreram, incluindo pilotos e tripulantes.

Entre as fatalidades, 13 pessoas morreram após os acidentes e seis morreram no ato. O levantamento também revelou que os municípios com maior número de ocorrências no estado foram Cuiabá (22), Várzea Grande (13) e Sinop (5), concentrando a maior parte dos acidentes.

Em relação aos tipos de aeronaves envolvidas, as regulares dominaram os registros, com 25 acidentes, seguidas pelas aeronaves agrícolas (21) e privadas (18).

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) detalhou as causas mais comuns desses acidentes, que incluem desde falhas operacionais até colisões com aves. As causas principais foram:

  • Falha ou mau funcionamento de sistema componente: 24,05%.
  • Falha ou mau funcionamento do motor: 16,45%.
  • Colisão com ave: 16,45%.
  • Operação a baixa altitude: 15,18%.
  • Perda de controle em voo: 13,92%.
  • Excursão em pista: 8,8%.
  • Perda de controle no solo: 6,3%.
  • Outros: 5%.
  • Contato anormal com a pista: 3,79%.
  • Colisão com obstáculo durante decolagem/pouso: 2,5%.
  • Colisão com fauna: 2,5%.
  • Indeterminado: 1,2%.
  • Pouso aquém/além da pista: 1,2%.
  • Relacionado com segurança (security): 1,2%.

Segundo o Sipaer, todas as ocorrências classificadas como incidentes neste ano foram causadas por colisões com aves, um fator que segue sendo um grande desafio para a segurança aérea na região.

O levantamento também indicou que a fase de pouso foi a mais crítica, com a maior concentração de acidentes registrados. Este dado reforça a necessidade de atenção especial e protocolos de segurança durante a fase final do voo.

Fonte: Por Amábile Monteiro, g1 MT.

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