Operação Fake Export desmantela esquema milionário de sonegação em Mato Grosso
O Comitê Interinstitucional de Recuperação de Ativos (Cira-MT) deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 4 de dezembro, a Operação Fake Export para desarticular um grupo criminoso especializado na simulação de exportações de grãos para sonegação fiscal em Mato Grosso.
A ação cumpre 48 medidas cautelares, incluindo mandados de busca e apreensão, suspensão de atividades econômicas e quebras de sigilos. As investigações, conduzidas pela Polícia Civil e pelo Ministério Público, apontaram a existência de empresas de fachada, falsificação de documentos e uso de “laranjas” para encobrir operações que nunca ocorreram.
De acordo com a apuração, o esquema utilizava notas fiscais falsas de exportação para gerar créditos tributários e ocultar vendas no mercado interno. Apenas uma das empresas investigadas movimentou R$ 86,8 milhões em 2023. Já foi constituída uma dívida ativa de R$ 34,4 milhões.
A operação contou com apoio da Politec, Deccor e Dema. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e ampliar a recuperação dos valores sonegados.
Denúncias podem ser feitas pelos telefones 197 ou 181.
Fonte: Assessoria | Polícia Civil-MT.



